domingo, 28 de março de 2010

Do entardecer de uma Sexta ao raiar do sol de uma segunda...

... é o tempo que levamos para pensar na vida, se não trabalhamos ou estudamos no fim de semana. Mas este tempo está se reduzindo, perdemos tempo com coisas que fingimos que estamos fazendo com algum fingido propósito. Como dizem alguns versos da música "Ouro de Tolo" de Raul Seixas:

"Saber que é humano
Ridículo, limitado
Que só usa dez por cento
De sua cabeça animal...

E você ainda acredita
Que é um doutor
Padre ou policial
Que está contribuindo
Com sua parte
Para o nosso belo
Quadro social..."


De qualquer forma, é difícil... Precisamos muitas vezes nos agarrar em ideais para que a nossa vida ganhe um sentido, mas a realidade é refletida nesses versos, e essa é geralmente a preocupação de Filósofos que estudam a vida das pessoas, tais como os pensadores gregos que tanto conhecemos (Platão por exemplo).

Antigamente as pessoas faziam algo em nome dos deuses, para que garantissem a sua salvação, hoje, parece não se diferir muito, as pessoas fazem algo para o bem do mundo. Mas não são coisas grandes como antigamente, e da mesma forma não se produz mais pensamento. É meio triste ver as coisas por esse lado, mas sinto realmente que rumamos para o fundo do poço.

Cada vez coisas mais chinfrins substituem coisas que já eram ruins, a TV substitui a religião, a crença de um mundo melhor substitui a religião também. Sinto que trabalhamos mais por nós mesmos, afinal se isso é combinado de liberalidade, cada um faz o que considerar a sua parte. Religião, infelizmente, é fundamental, para uma civilização existir, as pessoas precisam acreditar em algo, não é a toa que todo os os Impérios e Civilizações tiveram religiões.

É, religião é isso, ruim com ela, pior sem ela. Afinal, veja você um exemplo simples: Se te dissessem que você seria salvo eternamente por tirar 10 numa prova, você teria mais incentivo para tirar 10, não? Então, é isso. Em grandes tarefas isso realmente representa um grande empurrão. Não fosse isso, não haveriam pirâmides, por exemplo.

Quero ver se a TV supre isso! Valores difundidos na mídia, contradições, sofismas, "pessoas esclarecidas". Em suma: Tempos esquesitos, não uniformes, até a pessoa com a menos valida opnião pode botar a boca no trombone. Mas essas pessoas teriam que saber do que estão falando, mas na maioria das vezes são dirigidas. Esse é o tenso da questão. Quem não tem poder de dominar, acabará sendo dominado, fator básico da humanidade.

É, puro desencargo de consciência, eu precisava colocar aqui isso, algumas coisas aqui até podem estar erradas, mas não há pensamento que não possa ser melhorado.

Boa noite para os leitores, e um beijo para as leitoras!

Att.

Pedro T.R. Pinheiro

Nenhum comentário: