sexta-feira, 12 de junho de 2015

Transportes II - A infame regra dos dez anos

Sobre gambiarras na gestão do transporte público paulistano
Este texto foi publicado originalmente no Facebook, na mesma data em que aqui está arquivado

Tenho escrito com frequência sobre o tema, de modo que não é necessário re-escrever tudo o que penso aqui. Um ponto levemente tratado no texto anterior versa sobre a regra dos dez anos: os ônibus urbanos de Sampa podem gastar motor até seus dez anos de idade.

Essa regra é ponto pivotal da minha crítica ao transporte em São Paulo e por dois motivos que irei desenvolver aqui. É nesta regra em que juntam-se farsas do marketing da SPTrans e o lobby dos grandes. Nada contra os grandes, claro, apenas não penso ser saudável empresas favorecidas apenas por terem como "comprar" suas licitações.

O primeiro problema com essa regra infame é o descarte de material em boas condições de uso. É verdade que um motor diesel não dura muito, porém é normal que seja trocado algumas vezes ao longo dos dez anos, mesmo. Desse modo, um veículo bem conservado pode durar tranquilamente de vinte a vinte e cinco anos. E então é trocado quando realmente vale mais a pena obter um novo veículo do que manter o atual.

O segundo é a farsa da frota bem mantida. Os indicadores de frota sempre estarão abaixo da média dos dez anos e então dirão: "mas nossos ônibus são novos". Uma ova. Quem anda de Transppass e Mobibrasil sabe bem as condições em que estão nossos "ônibus novos", dentre os quais alguns fabricados em 2007 e outros em 2011. Se o problema é idade, estes devem ter uma idade equivalente de uns 42 anos de uso.

Ou seja, sobrevivem os empresários que podem vender os veículos novos e os que podem comprá-los: aqueles grandes cujo acesso ao BNDES é fácil. O resultado é um medíocre comércio entre favorecidos do governo, não há vez para os pequenos, que fecham suas portas e botam o sofrido investimento em frota a perder (como aconteceu em 2003 -- o resultado vê-se na imagem abaixo).

A Mercedes ganha, a Caio (que aliás é de um dos maiores empresários de ônibus de SP) ganha, a SPTrans por algum motivo parece ganhar com isso, também. Aí temos um serviço impessoal, prestado por gente que não tá nem aí para a sua frota e ainda precisamos aturar o discurso da qualidade de gestão. Mas é muito para minha cabeça!

FOTO: Rafael S. Silva / Ônibus Brasil - Pátio Guido Calói, na Zona Sul de SP (Capital).

Nenhum comentário: