sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Sucata espanhola, felicidade brasileira...

Acredito que todos já tenham ouvido falar da CPTM... Bem ou mal... Hoje trago aqui algo que sempre me intrigou muito, que são os trens espanhóis famósissimos da CPTM... Trens que romperam as fronteiras para operar aqui. Em 98, os trens da recém-formada CPTM estavam em péssimas condições... Herdados da Fepasa no começo da década. Diferente do Metrô, que trata os seus Budd's muito bem até hoje, a FEPASA não o fazia, até porque tinha uma rede maior e provavelmente não tinha o "saco" de fazer manutenção. Virou, então, alvo de vândalos sem porra nenhuma na cabeça.

A CPTM tomou essa bomba de administrar a rede metropolitana de SP, e um pouquinho fora da área metropolitana, se não me engano. Na época de Covas, a Espanha ofereceu diversos trens que estavam ficando fora de uso na terrinha deles (Trens modernos para nós, no entanto eles o chamavam de velhos). Era o CAF UT-440. Era tudo que a CPTM precisava para dar uma arrumada em sua frota. Após uma rápida pesquisada no Google achei algumas fotos dele, quem é do Porto União e prestou atenção na excursão da Est. da Luz (LUZ), deve ter reparado nesses trens. Também, por ter sido um presente, a CPTM procurou mante-los da melhor forma possível. Muita gente confunde o Series 3000, da foto à seguir com o Series 2100, são muito diferentes, o 3000 é um trem encomendado para a Siemens, fabricado (até onde eu sei, claro) na Alemanha.
Series 3000 - Trem alemão Trens espanhóis da Série 2100:
Series 2100, se encontram muitos iguais a esse na Espanha.

O Series 2000, me corrijam se eu estiver errado, foi encomendado a CAF, não doado, o Series 2000 é esse:


Notável, não? Este Series 2000 roda na linha do Expresso Leste, isso até onde eu sei. E o 2100 faz uma daquelas linhas do Brás, que agora eu não lembro qual é.

Recentemente a CPTM recebeu trens muito parecidos, que também se chamam Series 2000, mas Series 2000 Fase 2, que são trens brazucas, fabricados por um transnacional (Alstom) nas instalações da Mafersa na Lapa. Esses trens foram adquiridos de uma forma meio regada a propinas, digamos assim, mas não tira dele o crédito de bom trem metropolitano. No entanto, esses trens, com numeração inciada em 2070 não devem ser confundidos com os trens espanhóis.

Mais fotos do "sucatão", o Series 2100:


Comparação entre os dois trens da Renfe/CAF, primeiro o 2100, depois o 2000...


Flws... Por hoje é só...

Nenhum comentário: